EM TIMON: Povoado Castelo recebe amanhã (15) Caravana do CRAS

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Timon, coordenada pela Semdes, em parceria com as outras secretarias do município

Imagem: Lucas StefanoO Secretário da SEMDES Saney Sampaio falando da importância da CARAVANA DO CRAS(Imagem:Lucas Stefano)O Secretário da SEMDES Saney Sampaio falando da importância da CARAVANA DO CRAS
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semdes), dará início neste sábado, 15, à Caravana do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O primeiro local a receber o projeto será o povoado Castelo, zona rural de Timon.

 

Os moradores do lugar e da região irão receber serviços como encaminhamentos e informes para a concessão de benefícios (carteira do idoso, passe livre), cadastramento e recadastramento do CADÚNICO, avaliação nutricional, atendimento médico e odontológico, emissão de documentos: carteira de trabalho, RG, 2 ª via da certidão de nascimento, carteira reservista, entre outros serviços.

 

A Caravana do Cras terá um novo serviço na área da saúde. A partir da data de início do projeto, os moradores poderão se cadastrar ou realizar o recadastramento do Cartão Nacional de Saúde. O cartão é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário e a coleta de uma série de informações vinculadas ao atendimento realizado, contribuindo para a organização de serviços de saúde e para ampliar e qualificar o acesso dos usuários aos mesmos. Para efetivar o cadastro, ou fazer recadastramento, o adulto precisa portar RG, CPF, comprovantes de residência e título de eleitor. Já quem é menor de idade será necessária a certidão de nascimento e comprovante de endereço.

 

O secretario da Semdes, Saney Sampaio, adianta as expectativas da Caravana para 2014. ”O nosso intuito é continuar com o projeto não só no primeiro semestre, mas o ano inteiro, e atender mais gente”. O projeto vai passar por cinco localidades até o fim de junho e pretende superar o número de atendimentos do ano passado, que foi de cerca de 6.200 pessoas.

 

A Caravana do CRAS tem o propósito de descentralizar o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social da zona urbana para a zona rural em conjunto e articulação com os serviços das outras políticas públicas, facilitando o acesso da comunidade rural aos serviços públicos básicos.

 Imagem: reprodução

Clique para ampliarCaravana do CRAS(Imagem:reprodução)Caravana do CRAS

Alcance

 

O evento, que é uma iniciativa da Prefeitura de Timon, coordenada pela Semdes, em parceria com as outras secretarias do município, começou no segundo semestre de 2013, no bairro Porção do Zeca Batista e percorreu mais seis localidades, como, por exemplo, São José dos Perdidos, São Benedito, Ção Açu, Bonitinho e Povoado 89. A última edição aconteceu no povoado Campo Grande, em dezembro do ano passado, sendo a maior caravana já realizada, pois atingiu 20 localidades da região.

 

Em 2014 a Caravana do Cras passará pelos seguintes locais:

 

Vista Alegre – 29 de março

Santa Maria da Torre – 12 de abril

Cabeceira da Bacaba – 10 de maio

Barra das Pombas – 24 de maio

Encarnadinho – 07 de junho

Editada em 14/03/2014 as 16h52 - Por: Lucas Stefano Fonte: SECOM