Inscrições do Pronatec iniciaram hoje em Timon; são mais de mil vagas

Para fazer a inscrição nos cursos, o aluno deve ter a idade de 18 a 59 anos e, preferencialmente, estar cadastrado no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CADUNICO).

Imagem: GoogleLogo pronatec(Imagem:Google)Logo pronatec

A Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), estão ofertando 1.000 vagas para cursos profissionalizantes, que serão ministrados no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Para fazer a inscrição nos cursos, o aluno deve ter a idade de 18 a 59 anos e, preferencialmente, estar cadastrado no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CADUNICO). Pessoas com deficiências também têm prioridade. Segundo o secretário Municipal de Assistência Social, Lázaro Martins, o Pronatec favorece pessoas de baixa renda e proporciona a profissionalização em áreas pouco exploradas na rede de ensino, mas que são bastante procuradas no mercado de trabalho.

Para Lázaro Martins é um grande avanço na economia de Timon ter mil profissionais qualificados para o mercado de trabalho. A Semdes, juntamente com parceiros, está cumprindo sua meta no que tange à emancipação dos cidadãos e cidadãs timonenses por meio da qualificação profissional”.

As inscrições serão entre os dias 23 de abril e 7 de maio nos seguintes lugares: CRAS I- Avenida Tiúba, nº 231, bairro Pedro Patrício; CRAS II, na Rua 101, nº 534, Bairro Parque União; CRAS III, Rua14, nº640, Bairro Parque Alvorada.CRAS IV – Vila João Reis.

Documentação

Para fazer as inscrições é necessário cópia do CPF, identidade, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, cartão do Bolsa Família com o número do NIS (Número de Identificação Social) e número de telefone para contato.

Cursos

A população timonense terá à sua disposição 24 cursos como garçom, auxiliar de cozinha, cabeleireiro, manicure, operador de caixa, vendedor, operador de supermercado, soldador/aço e carbono e aço baixa liga, montagem e manutenção de computadores, operador de computadores, eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico de climatização e refrigeração, auxiliar administrativo, mestre de obras, aconselhador em dependência física, cuidador de idoso, recreador, montador de reparador de computadores, almoxarife de obras, ajudante de obras, pedreiro de alvenaria e pintor de móveis.

Zona rural

Além das 1.000 vagas, na zona rural serão ofertados mais 30 vagas para o curso de Horticultor Orgânico ministrado pelo SENAR. Esta é uma inovação da gestão municipal, tendo em vista que anteriormente o público atendido era eminentemente da zona urbana, e agora será abrangendo também a zona rural com especificidades à região que é o curso de horticultor.

Os cursos ofertados são de qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas. Os alunos receberão auxilio para transporte e alimentação. A realização dos cursos visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira, melhorando as condições de inserção no mercado de trabalho.
Os alunos que se formaram na primeira turma receberão seus certificados no dia 10 de maio em solenidade que será realizada no Centro da Juventude, sob organização da Prefeitura de Timon, por meio da Semdes.

Resumo de cursos oferecidos:

Garçom
Auxiliar de cozinha
Cabeleireiro
Manicure
Operador de caixa
Vendedor
Operador de supermercado
Soldador/Aço e Carbono e Aço Baixa Liga
Montagem e manutenção de computadores
Operador de computadores
Eletricista instalador predial de baixa tensão
Mecânico de climatização e refrigeração
Auxiliar administrativo
Mestre de obras
Aconselhador em dependência física
Cuidador de idoso
Recreador
Montador de reparador de computadores
Almoxarife de obras
Ajudante de obras
Pedreiro de alvenaria e pintor de móveis.

Editada em 23/04/2013 as 16h47 - Por: Lucas Stefano Atualizada em 23/04/2013 - 16h53 Fonte: SECOM